domingo, 13 de maio de 2012

Palavra: Quando você olha para o gigante você perde a bênção


Números 13.1-2:  E falou o Senhor a Moisés, dizendo:  Envia homens que espiem  a terra de Canaã, que eu ei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada qual maioral entre eles.

Eram doze as tribos constituídas pelos doze filhos de Jacó (Gênesis 49...), e cada tribo enviaria um homem para espiar a terra prometida. DEUS mandou que fossem esforçados e tomassem do fruto da terra. Trouxeram uvas gigantes, romãs e figos. Viram que a terra era boa (Números 13.17-24).

Números 13.25-29: Depois, voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias. E caminharam e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades, e tornando, deram-lhes conta a eles e a toda a congregação; e mostraram-lhes o fruto da terra. E contaram-lhes e disseram: Fomos à terra a que nos enviastes; e verdadeiramente, mana leite e mel, e este é o fruto. O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, fortes e mui grandes; e também ali vivem filhos de Anaque. Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebeseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.  

Filhos de Anaque eram homens extremamente grandes. As cidades fortificadas a que os espias se referiram eram cercadas por muros de 6 metros de largura e 7 metros de altura; havia guardas vigiando; segundo os espias, alguns habitantes eram gigantescos (tinham entre 2m e 2,70m de altura). Por isso os dez espias se viram como gafanhotos perto deles. Mas Calebe não, se levantou e disse:

Números 13.30: Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, prevaleceremos contra ela.

O espírito de Calebe foi diferente. Ele estava na Palavra de DEUS.

Êxodo 23.22-23: Mas se diligentemente ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários. Porque o meu Anjo irá diante de ti e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos ferezeus, e aos cananeus, e aos heveus, e aos jebuseus, e eu os destruirei.

Estes dez espias estavam dentro da Igreja mas não estavam olhando para a promessa de DEUS para suas vidas.

Números 14. 6-9: E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram suas vestes. E falaram a toda congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pelo meio em que passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então, nos porá nesta terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor e não temais o povo desta terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.

Rasgar a roupa era uma forma costumeira de demonstrar grande tristeza, lamento ou desespero. Josué e Calebe ficaram profundamente decepcionados com a recusa do povo de entrar na terra.

Observemos o que DEUS falou aos que desobedeceram as suas ordens:

Números 14.22-23: Todos os homens que viram a minha glória e os meus sinais que fiz no Egito e no deserto, e me tentaram estas dez vezes, e não obedeceram à minha voz, não verão a terra de que a seus pais jurei, e até nenhum daqueles que me provocaram a verá.

Aos obedientes disse:

Números 14.24: Porém ao meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-me, eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança.

Esta é a promessa de DEUS para os fiéis.

Amém!      

Pr.  José Luiz Lacerda Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário