Ageu 1. 1-2: Zorababel, governador de Judá, e Josué, o sumo sacerdote, eram líderes-chave para a reconstrução do Templo, que havia sido destruído quando o povo de Deus foi levado cativo. O povo achava que não era a hora de reconstruí-lo. Hoje, muitas pessoas acham que não é a hora de aceitar Jesus como Salvador, porém a hora é agora!
“Veio, pois, a palavra do Senhor, pelo ministério do profeta Ageu, dizendo: É para vós tempo de habitardes nas vossas casas estucadas, e esta casa há de ficar deserta? Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Aplicai o vosso coração aos vossos caminhos. Semeais muito e recolheis pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário recebe salário num saquitel furado.”
Ageu 1. 3-6
Deus perguntou a seu povo, através do profeta Ageu, como podiam viver com tanto luxo enquanto o seu Templo estava em ruínas. O Templo era o símbolo do relacionamento entre Judá e o Senhor Deus, mas estava demolido. Ao invés de reconstruí-lo o povo empregou seus esforços para embelezar suas próprias casas, porém, quanto mais trabalhavam para si mesmos menos tinham, pois ignoravam sua vida espiritual.
O mesmo acontece conosco. Se colocarmos Deus em primeiro lugar, Ele proverá as nossas necessidades mais profundas. Se O colocarmos em qualquer outro lugar, todos os nossos esforços serão fúteis. A atitude de cuidar somente de nossas necessidades físicas, enquanto ignoramos nosso relacionamento com Deus, nos leva à ruína.
Pelo fato do povo não dar a Deus o primeiro lugar em suas vidas seu trabalho não era produtivo e suas posses materiais não eram satisfatórias (v. 6). Enquanto se concentravam em construir e ornamentar suas próprias casas, a bênção de Deus foi retirada porque não buscaram o Senhor em primeiro lugar, mas sim a satisfação de seus desejos. Em Deuteronômio 28. 38-45, Moisés predissera que este seria o resultado se o povo negligenciasse a Deus.
“E o Senhor levantou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, príncipe de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e o espírito do restante de todo o povo, e vieram e trabalharam na Casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus,”
Ageu 1. 14
O povo começou a reconstrução do templo 23 dias após a primeira mensagem de Ageu. Essas pessoas puseram a Palavra que ouviram em prática. Quando você ouvir um bom sermão ou ensino, não ignore a voz de Deus. Pergunte a si mesmo o que deveria fazer a respeito, e então faça planos para colocá-lo em prática.
Em Cristo, cordialmente,
Pr. José Luiz Lacerda Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário