domingo, 19 de agosto de 2012

Palavra: A nova vida



De acordo com a lei, ao sacrificar um animal o sacerdote deveria matá-lo, cortá-lo em pedaços e colocá-lo sobre o altar. O sacrifício era importante, mas mesmo no Antigo Testamento Deus deixou bem claro que a obediência do coração era muito melhor. Leia: 1 Samuel 15.22; Salmos 40.6; Amós 5.21-24.

Romanos 12.1: Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

Todos nós devemos nos preparar para esse encontro com Deus! Como? Oferecendo-nos no dia-dia em constante consagração a Deus. A Palavra declara que sem santificação ninguém verá a Ele: Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). Nos santificamos lendo a bíblia, orando sem cessar e jejuando.

Romanos 12.2: E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Paulo preveniu os irmãos em Cristo: “não vos conformeis com este mundo”. Os cristãos prudentes concluem que grande parte do comportamento mundano foi descartado. Entretanto nossa recusa em nos conformarmos com os valores desse mundo deve ir muito além de comportamentos e costumes; deve estar firmada em nossa mente. Deixe Deus transformá-lo em uma nova pessoa, mudando sua maneira de pensar! É possível evitar a maioria dos costumes mundanos e continuar a ser orgulhoso, cobiçoso, egoísta, rebelde e arrogante. Somente quando o Espírito Santo renova, reeduca e redireciona nossa mente somos verdadeiramente transformados.

Romanos 8.5: Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito.

Não podemos nos conformar com o que nossos olhos veem! Devemos ter a mente de Cristo.

1 Coríntios 2.16: Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.

Você quer a perfeita vontade de Deus para sua vida?

Que Deus fale mais ao seu coração.
Pr. José Luiz Lacerda Soares

Domingo na Casa do Senhor


"Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas."
Mateus 6.33

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Quer voar alto como águia?


2 Crônicas 15.2


Palavra: Os que voltam atrás crucificam Cristo novamente



Hebreus 6.4-6: Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de DEUS e as virtudes do século futuro, e recaíram sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de DEUS e o expõem ao vitupério.

No primeiro século, um pagão que investigasse o cristianismo e então voltasse para o paganismo, claramente rompia relações com a Igreja. Mas para os cristãos judeus que decidiam retornar ao Judaísmo, a ruptura era menos óbvia. Seu estilo de vida permanecia relativamente inalterado. Mas ao se desviar deliberadamente de CRISTO, eles estavam se excluindo do perdão de DEUS. Aqueles que perseveram em crer são os verdadeiros santos do Senhor; aqueles que continuam a rejeitar a CRISTO são incrédulos, a despeito de quão bem se comportem.

Atenção, amados irmãos! A Palavra de Deus afirma explicitamente, em 1 Pedro 2. 20-22: Portanto, aqueles que chegaram a conhecer o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e escaparam das imoralidades do mundo, mas depois foram agarrados e dominados por elas, ficam no fim em pior situação do que no começo. Pois teria sido muito melhor que eles nunca tivessem conhecido o caminho certo do que, depois de o conhecerem, voltarem atrás e se afastarem do mandamento sagrado que receberam. O que aconteceu a essas pessoas prova que são verdadeiros estes ditados:  “O cachorro volta ao seu próprio vômito” e “A porca lavada volta a rolar na lama.” (NTLH)

JESUS ensinava sobre o reino de DEUS

Lucas 13.18-21: E dizia: A que é semelhante o Reino de DEUS, e a que o compararei? É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu e fez-se grande árvore, e em seus ramos aninharam as aves do céu. E disse outra vez: A que compararei o Reino de DEUS? É semelhante ao fermento que uma mulher, tomando-o, escondeu em três medidas de farinha, até que tudo levedou.

A expectativa geral entre os ouvintes de JESUS era de que o Messias viria como um grande rei e, como tal, livraria a nação judaica de Roma e restabeleceria a antiga glória de Israel. Mas JESUS disse que seu reino começava silenciosamente. Como a minúscula semente de mostarda, que cresce e se transforma em uma árvore enorme, ou como um pouco de fermento, que faz dobrar de tamanho a massa de pão, o Reino de DEUS se expandirá até que o mundo seja mudado!
Guardar a Palavra de DEUS no coração é aguardar os seus frutos na sua vida. E você será sempre vencedor, porque o fruto vem no tempo certo!
Que Deus fale mais ao seu coração!
Pr. José Luiz Lacerda Soares 

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Jesus, a Videira verdadeira!


João 7.37-38


Palavra: Não julgueis, para que não sejais julgado (Mateus 7.1)



Lucas 17.11-14: E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galileia; e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe. E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós! E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.

Era exigido dos leprosos que ficassem afastados das demais pessoas e que anunciassem sua presença, caso tivessem de aproximar-se. Às vezes a lepra regredia. Se um leproso percebesse que a doença havia desaparecido, deveria apresentar-se a um sacerdote que pudesse declará-lo. Jesus enviou os dez leprosos ao sacerdote, antes de serem efetivamente curados, e eles foram! Responderam com fé, e Jesus os curou enquanto estavam a caminho. Sua confiança em DEUS é tão forte que você age conforme o que Ele diz, antes mesmo de ver alguma evidência positiva?

Lucas 17.15-16: E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a DEUS em alta voz. E caiu ao seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.

Jesus curou todos os dez leprosos, mas só um retornou para agradecer. É possível receber grandes dádivas de DEUS com um espírito ingrato; nove dos dez homens fizeram isso. Porém somente o agradecido aprendeu que sua fé tinha representado um papel importante em sua cura. Aquele homem não era apenas um leproso; era também um samaritano, menosprezado pelos judeus por fazer parte de um povo composto por mestiços e idólatras. Havia um profundo ódio entre judeus e samaritanos. Os judeus viam-se como descendentes “puros” de Abraão; enquanto os samaritanos eram mestiços fruto do casamento entre judeus do reino do norte e famílias de outros povos, que foram para lá durante o exílio babilônico de Israel. Aqui podemos ver que a graça de DEUS é para todos; e o Senhor usa nossa reação para nos ensinar mais sobre Ele.

Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
Mateus 7.2

Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.
1 João 4.19

DEUS nos abençoe grandiosamente!
Pr. José Luiz Lacerda Soares