quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Palavra: Não julgueis, para que não sejais julgado (Mateus 7.1)



Lucas 17.11-14: E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galileia; e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe. E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós! E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.

Era exigido dos leprosos que ficassem afastados das demais pessoas e que anunciassem sua presença, caso tivessem de aproximar-se. Às vezes a lepra regredia. Se um leproso percebesse que a doença havia desaparecido, deveria apresentar-se a um sacerdote que pudesse declará-lo. Jesus enviou os dez leprosos ao sacerdote, antes de serem efetivamente curados, e eles foram! Responderam com fé, e Jesus os curou enquanto estavam a caminho. Sua confiança em DEUS é tão forte que você age conforme o que Ele diz, antes mesmo de ver alguma evidência positiva?

Lucas 17.15-16: E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a DEUS em alta voz. E caiu ao seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.

Jesus curou todos os dez leprosos, mas só um retornou para agradecer. É possível receber grandes dádivas de DEUS com um espírito ingrato; nove dos dez homens fizeram isso. Porém somente o agradecido aprendeu que sua fé tinha representado um papel importante em sua cura. Aquele homem não era apenas um leproso; era também um samaritano, menosprezado pelos judeus por fazer parte de um povo composto por mestiços e idólatras. Havia um profundo ódio entre judeus e samaritanos. Os judeus viam-se como descendentes “puros” de Abraão; enquanto os samaritanos eram mestiços fruto do casamento entre judeus do reino do norte e famílias de outros povos, que foram para lá durante o exílio babilônico de Israel. Aqui podemos ver que a graça de DEUS é para todos; e o Senhor usa nossa reação para nos ensinar mais sobre Ele.

Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
Mateus 7.2

Nós o amamos porque ele nos amou primeiro.
1 João 4.19

DEUS nos abençoe grandiosamente!
Pr. José Luiz Lacerda Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário