domingo, 10 de junho de 2012

Palavra: Ressurreição dos santos falecidos e arrebatamento da Igreja


1 Tessalonicenses 4.13: Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.

            A expressão “acerca dos que já dormem” refere-se aos crentes que já tinham morrido e cujas almas estavam no céu; não significa que os mortos estejam inconscientes, como num tipo de sono da alma (Fp 1.21: Porque para mim o viver é cristo, e o morrer é ganho.). Os Tessalonicenses não compreendiam o nexo entre a ressurreição dos cristãos falecidos e o arrebatamento dos vivos (João 14.3: E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também.). Ao que parece, eles acreditavam que os mortos ressuscitariam, mas muito depois da vinda de Cristo.
                                                                                                                                          
1 Tessalonicenses 4.16-17: Porque o mesmo SENHOR descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de DEUS; e os que morreram em cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o SENHOR.

            Paulo lhes informa que os mortos em CRISTO ressuscitarão na mesma ocasião em que o SENHOR voltar para buscar a sua Igreja.

1 Tessalonicenses 5.1-2: Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; (v. 2) porque vós mesmo sabeis muito bem que o Dia do SENHOR virá como ladrão de noite.

            Tendo falado a respeito da volta de CRISTO a fim de arrebatar os seus seguidores, Paulo agora passa ao assunto do derradeiro Juízo Divino contra os que rejeitaram a salvação em CRISTO, nesse tempo terrível chamado “o Dia do Senhor” (5.2). O arrebatamento dos crentes deve ser simultâneo com o início do “Dia do Senhor”, para que a volta de CRISTO seja iminente e inesperada, como Ele ensinou em Mateus 24.42-44.

Mateus 24.42: PORTANTO, VIGIAI. “Vigiai” é um imperativo presente e denota uma vigília constante no tempo atual. A razão para a vigília constante, hoje, e não apenas no futuro, é que os crentes dos dias atuais não sabem quando o Senhor virá buscá-los (João 14.3). Tão certamente como Cristo subiu ao céu, Ele voltará para levar os seus seguidores para si mesmo, conduzindo-os a casa do pai.

Mateus 24.42: NÃO SABEIS A QUE HORA. A advertência de Cristo aos seus discípulos para estarem sempre apercebidos para sua vinda, por não saberem quando ela se dará, cremos ser uma referência à volta de CRISTO, vindo do céu, para tirar do mundo os santos da IGREJA. O “Dia do Senhor” refere-se normalmente, não a um dia de 24 horas, mas a um extenso período de tempo durante o qual os inimigos de DEUS são derrotados, vindo a seguir o reino terrestre de CRISTO.

            A primeira fase da vinda de CRISTO é o arrebatamento da IGREJA.  Os fiéis serão protegidos da ira de DEUS por meio do arrebatamento; se quisermos escapar da ira de DEUS, devemos permanecer espiritualmente acordados e moralmente alertas, e devemos continuar na fé, no amor e na esperança da SALVAÇÃO.  
            A segunda fase da vinda de CRISTO será para julgar o mundo depois da tribulação (APOCALIPSE 19.11-21). Essa ira de DEUS culmina com a vinda de CRISTO para destruir todos os ímpios; aqueles que não aceitaram o SENHOR JESUS como único em suas vidas.

Apocalipse 20.4: E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de JESUS e pela palavra de DEUS, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com CRISTO durante mil anos.

AMÉM!
Pr José Luiz Lacerda Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário